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Avaliação em Discussão

publicado 25/09/2018 19h48 | última modificação 15/01/2019 14h44

A Pró-Reitoria de Ensino do IFMA está promovendo uma ampla discussão sobre a avaliação da aprendizagem na instituição nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com foco na apresentação de propostas à Resolução n° 86/2011, que culminará na aprovação de um novo documento que norteará a sistemática de avaliação nestes cursos

Participe da Consulta Pública sobre a sistemática de avaliação do ensino nos cursos técnicos do IFMA. As contribuições podem ser encaminhadas para o e-mail cetec.proen@ifma.edu.br até 11 de fevereiro de 2019.

Clique aqui para ver a minuta da resolução

A Pró- Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Maranhão (Proen/IFMA), atendendo a vários questionamentos oriundos dos Campi, instituiu um Grupo de Trabalho constituído por Diretores de Ensino, Pedagogos e Professores, para promover ampla discussão sobre avaliação da aprendizagem na instituição, e propor mudanças na Resolução nº 86/2011, que aprova a Sistemática de Avaliação do Ensino nos Cursos Técnicos no IFMA.

Em 15 de agosto do ano em curso, aconteceu a primeira reunião de trabalho com os representantes dos Campi.  Nesta reunião, ocorreu uma Roda de Conversa sobre Avaliação de Aprendizagem, mediada pelos professores Alberico Francisco do Nascimento e Eliane Maria Pinto Pedrosa, sendo um momento destinado a discutir e refletir sobre questões teóricas e práticas da avaliação da aprendizagem.

O trabalho do GT terá como enfoque propor alterações nos artigos da Resolução vigente, a partir de uma ampla discussão sobre o assunto nos campi. As contribuições de cada campus serão sistematizadas pelo GT, discutidas e votadas as alterações, que leve a uma proposta de Resolução que melhor se adeque à realidade dos campi e que se mantenha coerente com os princípios expostos no Projeto Político Pedagógico Institucional-PPI (Resolução CONSUP n° 76/2016).

A resolução vigente não tem atendido a todas as situações que ocorrem nos campi em relação à avaliação da aprendizagem discente. Portanto, evidenciou-se imprescindível reformular o documento para tornar a Resolução mais completa.


    Confira o cronograma das atividades:

    Até 14.09 – Discussões nos campi;
    De  17.09 a 28.09.18 – Sistematização das contribuições dos campi;
    De 01 a 05.10.18   – Envio e leitura do documento pelos membros do Grupo de Trabalho;
    Dias 09 e 10.10.18 – 2º Encontro presencial;
    De 16 a 25.10.18 – Organização do documento;
    Dia 26.10.18 – Envio do documento aos membros do Grupo de Trabalho;
    De 30.10 a 01.11.18 – Realização do  Encontro de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Edutec )
    De 05 a 09.11.18 – Sistematização pós Edutec;
    Dia 12.11.18 -Envio do documento aos membros do Grupo de Trabalho;
    Dias 13 e 14.11.18  – 3º Encontro Presencial;
    Dias 19 e 20.11.2018 –  Organização e envio do documento à Pró-Reitoria de Ensino;
    De 09.01 a 11.02.2019 – Consulta pública e sistematização das contribuições;
    Fev de 2019 – Tramitação da proposta de alteração da Resolução Consup/IFMA Nº 86/2011 no Colégio de Dirigentes e no Conselho Superior

    [/tab]

    Conheça a composição do Grupo de Trabalho:

    Acesse aqui a Portaria nº 6737, de 14 de setembro de 2018 que designa a relação de servidores ao Grupo de Trabalho.

    Coodenadores

    Ernesto de Lucena Chagas – Campus Monte Castelo;

    Contato: ernesto.chagas@ifma.edu.br

    Triciane Rabelo dos Santos de Almada – Campus Centro Histórico;

    Contato: triciane@ifma.edu.br

    Nieysila Simara da Silva Castro Borges – Campus Grajaú;

    Contato: nieysila.castro@ifma.edu.br

    Márcia Andréa Araújo Santos – Campus Alcântara.

    Contato: marcia.santos@ifma.edu.br

     

     

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